terça-feira, 29 de setembro de 2015

Quase 30 anos atrás, em 1988, um jovem americano chamado Jeff Keacher ganhou seu primeiro computador pessoal: um Macintosh Plus, da Apple. Décadas depois, formado em engenharia da computação, ele decidiu conectar o dispositivo pré-histórico à rede de internet dos dias de hoje. E conseguiu.

O Macintosh Plus foi lançado originalmente em 1986 e deixou de ser fabricado em 1990. As configurações de ponta da época incluíam um processador de 8MHz, 4MB de RAM, 50MB de armazenamento e uma tela 512 x 342 pixels em preto e branco. Ou seja, muito inferior até em relação ao celular mais simples encontrado hoje no mercado.

Obviamente, o próprio hardware do Mac Plus foi o principal obstáculo no desafio de Keacher. Assim que ele ligou o computador pela primeira vez em mais de 20 anos, o HD externo queimou. "O estresse da corrente elétrica após anos sem uso foi demais para o filtro capacitivo na fonte de energia do HD", explicou o engenheiro.

Após longas pesquisas no que ele chama de "cantos obscuros da internet", Keacher conseguiu comprar um substituto para o HD externo, encontrou um navegador compatível ao Mac Plus, desenvolveu a partir do zero um proxy para fazer o browser se entender com páginas em CSS e Javascript e com o protocolo HTTPS; e ainda usou um Raspberry Pi para dar conta dos processamentos mais pesados.

Além disso, o engenheiro precisou adaptar a porta serial do Mac Plus através de protocolos PPP e SLIP, para conectá-lo fisicamente a um modem de internet. Afinal de contas, o aparelho não possuía entrada para cabo de rede e, obviamente, WiFi não era algo que a Apple sequer imaginava quando produziu o modelo.

"E isso, meus amigos, foi suficiente para navegar na web. Surpreendentemente, pareceu até decente, quase como em um navegador mobile", disse Keacher. O resultado foi uma navegação extremamente lenta - o Mac leva quase 6 minutos para abrir um site - mas funcional. "Dados carregados, páginas renderizadas e links clicáveis. Até formulários funcionaram", diz Keacher. "O objetivo era simplesmente introduzir o Mac à web. O encontro teve sucesso".

Veja o Mac Plus de 27 anos acessando a Wikipédia e o site Hacker News:

Fonte: Olhar Digital   Via Keacher.com

Postagens Relacionadas:


Chat On line - Tire aqui suas dúvidas!

VOTE NO TOP 30

Teste sua Internet


Visualizações

1823459

Publicidade

Visitantes On Line

Tecnologia do Blogger.
Google Translate
Arabic Korean Japanese Chinese Simplified Russian Portuguese
English French German Spain Italian Dutch

Publicidade

Postagens Populares

Visitantes On-Line